Firebird - Grand Union

terça-feira, 7 de julho de 2009


FIREBIRD - GRAND UNION

Ano: 2009
Gravadora: Rise Above Records
País: Inglaterra
Gênero: Blues-Rock










Faixas:


1. Blue Flame 3:27
2. Jack the Lad 2:04
3. Lonely Road 4:22
4. Fool for You 2:10
5. Silent Stranger 3:01
6. Release Me 3:55
7. Wild Honey 3:01
8. Gold Label 3:13
9. Worried Mind 2:14
10. See the Light 4:53
11. Four Day Creep 3:14
12. Caledonia 5:40

É um fato consumado que a maioria dos bons músicos são ecléticos. Um exemplo recente e legitimamente brasileiro foi a nova carreira solo de Hudson Cadorini, da dupla Edson e Hudson, que decidiu apostar no rock virtuoso e gravar um album baseado no som de sua guitarra fritando. Antes de isso acontecer, um dos grandes expoentes do Metal Extremo e um dos fundadores do Grindcore decidiu se aventurar por um meio musical muito diverso daquele que o consagrou. Falo de Bill Steer, guitarrista britânico mundialmente conceituado com os grupos Napalm Death e Carcass, ambos extremamente influentes e portadores de uma massa de fãs leais.
Seguindo o hiato do supracitado Carcass, o músico decidiu voltar às raizes de boa parte dos guitarristas habilidosos: o blues. Sugando o melhor da nata do blues-rock sessentista e setentista, o Firebird, seu novo power trio, presenteou o mundo do rock n' roll com algo que muitos, talvez, não tenham imaginado que fosse capaz de surgir da mente criativa, mas tão associada ao som pesado de Bill. O som, que muito lembra outro grande power trio do mesmo gênero, o lendário Cream de Clapton, Baker e Bruce, contagia do começo ao fim com riffs que fluem da maneira tão distinta desse estilo dançante e ao mesmo tempo agressivo. Aos que ainda duvidavam de Steer ao menos como vocalista se decepcionarão com mais um preconceito infundado, uma vez que o timbre da voz do grande guitarrista chega a impressionar por sua potência e por seu som grave, que também lembra Jack Bruce, mas dá ares de Hendrix de uma certa maneira.
Infelizmente ficarei devendo um vídeo com alguma performance do trio, mas peço que ignorem qualquer medo de coisas novas e experimentem um dos projetos mais ambiciosos e bem sucedidos dos ultimos anos. Não há qualquer duvida de que quem procura acha, pois definitivamente é possivel encontrar muita coisa excelente no meio mais underground, que prolifera nesse mundo afora.

Download

0 comentários: