In Flames - Discografia

domingo, 26 de julho de 2009


Artista - In Flames
Albuns - Discografia (1993 - 2008)
Gênero - Melodic Death Metal
Myspace - http://www.myspace.com/inflames
País- Gotemburgo, Suécia

Biografia

O núcleo dos In Flames apareceu em Gotemburgo, na Suécia, em 1990. Ainda sem um nome definitivo, a banda mudou o seu line-up algumas vezes e em agosto de 1993 gravou as primeiras músicas. Foram três canções (In Flames, Upon an Oaken Throne e Clad in Shadows) gravadas nos “Studio Fredman”, e que fizeram parte de um disco promocional chamado Promo’93. Logo depois, a editora sueca Wrong Again Records acreditou que a banda prometia, e, ainda em 1993, assinaram contrato.

Assim, em dezembro de 1993, os In Flames voltaram ao “Studio Fredman” para gravar o seu primeiro álbum. O resultado foi o disco “Lunar Strain”, lançado em agosto de 1994. O line-up da banda era: Jesper Stromblad (guitarras e bateria), Johan Larsson (baixo), Carl Naslund (guitarra), Mikael Stanne (vocalista) e Glenn Ljungstrom (guitarra). O disco possui 10 excelentes músicas (entre elas, estão aquelas gravadas para o disco Promo’93). Ficam claras algumas influências clássicas – como o heavy metal e o folk (estilo típico da região) – que deu ao trabalho um toque especial.

Em dezembro de 1994 a banda grava mais 4 músicas, que foram lançadas mais tarde, em setembro de 1995, num mini álbum chamado “Subterranean”. Além dessas 4 novas músicas, o disco contém uma outra faixa inédita (gravada posteriormente), totalizando assim 5 músicas. Nesse mesmo ano, sai uma versão japonesa especial de “Lunar Strain”, contendo algumas das faixas de Subterranen como faixas-bônus.

No final de 1995, os In Flames entram em estúdio para gravar seu segundo álbum. A banda já contava com o vocalista Anders Fridén (ex-Dark Tranquility e Ceremonial Oath), que entrara para o lugar de Mikael Stanne (que passou de guitarrista de ritmo para vocalista nos Dark Tranquillity). Com isto, em 1996, é lançado o álbum “The Jester Race”. É outro excelente trabalho e que é considerado por muitos o album mais importante de sempre na história do Death Metal melódico. Este fez aumentar o prestígio e o número de fãs da banda, e após o lançamento do album, a banda foi em tour ao lado de nomes como Samael, Kreator e Grip Inc.

Em outubro de 1997, os In Flames lançam um EP chamado “Black-Ash Inheritance”. O atrativo principal desse lançamento é o formato do disco, que é diferente dos discos redondos tradicionais. Possuía 3 faixas de estúdio e uma outra gravada ao vivo.

Ainda em 1997, a banda volta a estúdio para gravar um novo disco. Lançado em novembro de 1997, “Whoracle” é considerado por muitos como o melhor álbum de In Flames até hoje, e também o fim de uma era.

Logo depois da gravação de “Whoracle”, Johan Larsson e Glenn Ljungstrom deixam a banda. Em seus lugares, entram Peter Iwers e Niklas Engelin. Com o novo line-up o grupo parte para uma tour de divulgação do novo disco ao lado do Dimmu Borgir (apenas na Europa), e depois vai ao Japão, onde é muito bem recebido. Mas Niklas não fica muito tempo, pois não consegue dividir o seu tempo entre os In Flames e a sua banda original, os Gardenian. Bjorn Gellote, que tocava guitarra e bateria desde o “Jester Race”, passa a assumir apenas a guitarra, e Daniel Sversson (ex-Sacrilege) é convidado para a bateria.

Com este novo line-up coeso, a banda lança em 1999 um novo trabalho, chamado “Colony”. E foi em suporte deste novo lançamento que a banda fez a sua primeira visita aos EUA em tour.

O sucessor de “Colony” começa a ser preparado pela banda mesmo no final da tour de divulgação deste último disco, e é lançado na metade de 2000. “Clayman” é bastante elogiado pela imprensa, e os In Flames escrevem definitivamente o seu nome na lista de bandas de metal mais importantes da década de 90. O seu estilo bastante particular continua a arrecadar cada vez mais fãs, sejam estes originalmente fãs de metal extremo ou das vertentes mais acessíveis do metal.

No final da bem sucedida tour de “Clayman”, a banda resolveu lançar um álbum ao vivo, “Tokyo Showdown”.

Após dois anos, a banda entrou em estúdio para gravar seu 6º álbum, “Reroute To Remain”, desta vez com Daniel Bergstrand como produtor. Muito diferente dos trabalhos anteriores, o álbum dividiu opiniões entre os fãs. Outra tour foi iniciada, passando pela América do Norte, Japão, Wacken Open Air em 2003 e vários outros festivais, mostrando o crescimento de popularidade dos In Flames. A banda ainda gravou um EP, intulado Trigger.

Em 2004, após quase dois anos em tour de divulgação de Reroute to Remain, a banda entra novamente em estúdio para gravar “Soundtrack To your Escape”, novamente com Daniel Bergstrand produzindo. As opinões dividiram-se duma forma muito controversa neste album, para uns era o fim da banda, para outros, o inicio de uma nova era. No final da tour de “Sountrack to your Escape”, a banda começa a trabalhar em novo material, e entra em estúdio uns meses mais tarde para gravar o seu sucessor, de seu nome, “Come Clarity”.

Em 2005, foi lançado um DVD entitulado “Used and Abused…In Live We Trust”.

Em 2006 a banda lançou o album “Come Clarity ” , foi somente lançado este ano devido a problemas de lançamento com a editora. Este dividiu de vez os fans da banda, alguns alegam o regresso das harmonias de guitarra e dos solos ao som da banda.
Por outro lado foi bem aceito pela maioria dos fans, sendo coroado como uma novca fase na banda.

O ultimo lançamento foi o ” A Sense Of Purpose” em 2008, muito bem aceito pelos fans e pela crítica, com melodias tanto ‘extrondosas’ ,e tambem ‘melosas’ como as do antecessor ( Come Clarity ) segundo o guitarrisata Björn Gelotte - ‘o In Flames nunca ficou preso à uma tendência e sim lançou tendencias’ , o que esclareceu muitas coisas. Este album é sem duvidas o mais experimental da banda
O frontman e fundador da banda , Jesper Strömblad (guitarrista), mostrou ainda ter o espírito
‘Old-School’ em melodias como de Disconnected , Sober and Irrelevant e tambem estar bem aberto à novas experimentações em musicas como The Chosen Pessimist, com 8 minutos e rotulada de ‘Pinkfloydiana’.


Discografia:

Demo (1993)
Download

Lunar Strain (1994)
Download

Subterranean (1995)
Download

The Jester Race (1995)
Download

Black-Ash Inheritance EP (1997)
Download

Whoracle (Japan Edition) (1997)
Download

Colony (1999)
Download

Lunar Strain & Subterranean (1999)
Download

Clayman (2000)
Download

The Tokyo Showdown: Live In Japan 2000 (Special Edition) (2001) (Disc 1)
Download

The Tokyo Showdown: Live In Japan 2000 (Special Edition) (2001) (Disc 2)
Download

The Jester Race & Black-Ash Inheritance (Remastered) (2002)
Download

Reroute To Remain (2002)
Download

Trigger EP (2003)
Download

Soundtrack To Your Escape (Digipak Limited Edition) (2004)
Download

The Quiet Place EP (2004)
Download

Artifacts of In Flames (2004)
Download

Subterranean (Remastered) (2004)
Download

Lunar Strain (Remastered) (2005)
Download

Used And Abused: In Live We Trust (CD) (2005) (Disc 1)
Download

Used And Abused: In Live We Trust (CD) (2005) (Disc 2)
Download

Come Clarity (2006)
Download

The Mirror's Truth EP (2008)
Download

A Sense of Purpose (Japan Edition) (2008)
Download

0 comentários: